Qualitativa

QUALITATIVA
Também chamados de Focus Group, o grupo de discussão é uma reunião de 8 a 12 convidados conformes à descrição de perfil do público a ser pesquisado, em local apropriado e sob a orientação de um moderador (psicólogo). A atuação fornece estímulos necessários para que a discussão se mantenha ao nível grupal e para garantir que todas as áreas de interesse sejam devidamente exploradas.
A análise do trabalho é feita a partir do que foi dito pelos participantes, mas tendo em conta também o processo de interação que se desenvolveu durante a sessão e o comportamento dos participantes diante das questões levantadas.
Um aspecto importante a ser considerado é que a unidade amostral é o grupo, não o indivíduo. Sendo mantidos os critérios de seleção já mencionados, pode-se dizer que se trabalha um grupo estrato de todos os grupos existentes semelhantes a ele, cujos resultados podem ser extrapolados para os demais.
Os resultados obtidos a partir de um GD são de natureza estritamente qualitativa, não sendo possível fornecer freqüências em que determinadas reações ocorrem, mas somente por que essas reações ocorrem, uma vez que as particularidades da técnica não aceitam qualquer quantificação.

Share